Sua alimentação é a sua saúde

Alimentos funcionais

Há um ditado que diz que você é o que você come. O corpo é o principal fator à primeira vista que denuncia nossos hábitos alimentares, porém, além da questão física, a saúde é a grande prejudicada quando não damos a necessária atenção ao que comemos.

Muito se fala sobre alimentação saudável, mas o principal passo é estar disposto a mudar hábitos e fazer do cotidiano uma busca pela qualidade de vida, isso significa principalmente prezar pelos alimentos saudáveis e evitar a ingestão dos que não oferecem nutrição.

Os alimentos funcionais são colocados como uma forma de seguir esse caminho positivo em prol de uma vida livre de doenças causadas por alimentos repletos de toxinas, gordura e excesso de sal. São chamados alimentos funcionais porque trazem benefícios à saúde e desempenham um papel relevante na prevenção de doenças crônicas degenerativas, neste caso podemos citar o câncer e diabetes, entre outras.

Mas alguns alimentos considerados funcionais são também resultado da adição de nutrientes ou enriquecido com aditivos alimentares o que levanta alguma polêmica quanto aos resultados na saúde pelo seu consumo, um exemplo é o iogurte probiótico.

Quantos aos alimentos funcionais naturais, ou seja, com nutrientes benéficos em sua composição natural, esses compõem uma lista que oferece uma alimentação balanceada e que com o consumo contínuo traz benefícios para a saúde, sem sombra de dúvidas. A cenoura é um exemplo de um alimento funcional, porque possui betacaroteno e fibras insolúveis, extremamente positivas para à saúde.

Em muitos casos a melhor opção é o natural, um exemplo é quem deseja consumir ômega 3 e escolhe comprar leite com sua adição, porém,  o mais salutar é buscar a fonte direta desse ácido graxo através do consumo de peixe, este tem fonte natural de ômega 3.

Em busca de uma vida mais saudável

O que faz a grande diferença na busca por uma vida mais saudável é a atitude diária em relação a escolha dos alimentos.  Ser exigente quanto à nutrição e saber que o que ingerimos vai provocar alguma consequência em nosso organismo – positiva ou negativa, depende do que o indivíduo escolhe como alimento.

Há produtos que não oferecem nenhum conteúdo nutricional, são produzidos com conservantes, aromas e cores apenas para serem atrativos aos olhos. A importância da conscientização alimentar vem sendo incentivada inclusive pela comunidade científica que busca através de pesquisas comprovar os benefícios de alguns alimentos na prevenção de doenças.

Essa prevenção não significa somente a realização de exames de rotina através do plano de saúde, mas a atividade diária para melhora-la, uma alimentação rica em fibras – através de frutas, verduras e grãos, diminuição do açúcar e gorduras.

O exercício físico não pode ser deixado de lado porque funciona como um processo conjunto com a boa alimentação, mesmo com a falta de tempo faz-se necessário buscar pelo menos 30 minutos diários para movimentar o corpo, quem adota esse estilo de vida tem muitos pontos positivos para comemorar.

Créditos : Vanessa Queiroz

Texto produzido com exclusividade para o blog da loja Naturalmente

Alimento Funcional

Alimento Funcional

Posts Relacionados:

Deixe um comentário